Imagem capa - A revolução BIM por RENAN REIS SOUSA
BIM

A revolução BIM


Projetar dentro da construção civil vem evoluindo ao longo dos tempos, desde o desenho a mão, passando pelo projeto auxiliado pelo computador, o surgimento do 3D, mas sempre faltava informações integradas aos desenhos. Diferentes softwares trabalhavam individualmente, uma linha representava simplesmente uma parede ou poderia representar uma porta. O BIM (Building Information Modeling) é um conceito que trouxe a integramação entre as representações ou desenhos, com as informações reais dos objetos. Passou-se a não somente desenhar, e sim, modelar, isto é, os objetos modelados passaram a conter informações concretas, como densidade, peso, custo, texturas realistas, coeficiente de dilatação, materiais, etc... Os diferentes softwares passaram a se comunicar entre si de forma amigável, possibilitando a compatibilização entre projetos como o Arquitetônico, Estrutural, Hidrossanitário, Elétrico ou de Interiores. Com isto, o nível de detalhamento aumentou consideravelmente, reduzindo o potencial de erro durante a execução das obras.


Assim, atualmente é possível modelar a construção de uma forma muito próxima da realidade e integrar informações de etapas diferentes do projeto, simulando o comportamento da construção antes, durante e  após sua finalização. Ao recorrer ao BIM, os gestores de obras ganham muito mais eficiência, já que sua utilização facilita a indicação das necessidades exatas de materiais demandados a cada construção, as melhores soluções técnicas para atender às necessidades dos projetos e integra em um ambiente digital todos os setores envolvidos, desde os projetistas, passando pelos responsáveis por compras e engenheiros que trabalham na execução do plano. Tudo isso somado gera agilidade, redução de intercorrências e tempo gasto, especialmente, corte de custos e de desperdícios de materiais e recursos. Atualmente a utilização de softwares BIM, como o Autodesk Revit, Naviswork, Lumion, Twinmotion, Eberick, entre outros, já não é mais um diferencial somente, e sim, uma necessidade. Os clientes querem cada vez mais ter uma experiência única na fase de desenvolvimento de projetos, querem entrar dentro de sua sonhada casa  e verificar cada detalhe, antes mesmo de sua construção iniciar. Querem simular diferentes soluções, layouts e texturas. Somente um profissional com domínio da tecnologia BIM irá propiciar esta experiência e agregar valor ao seu negócio.

Se você tem interesse de dominar o software BIM mais utilizado no mundo, o Autodesk Revit, que irá lhe ajudar a reduzir em 4X o tempo de entrega de projetos e duplicar o faturamento médio do seu escritório de engenharia ou arquitetura, acesso o link abaixo e tenha a sua disposição um pacote de cursos contendo:

Curso 1: Projeto Arquitetônico Revit
Curso 2: Projeto Estrutural em Revit
Curso 3: Projeto Elétrico em Revit
Curso 4: Hidrossanitário em Revit
Curso 5: Renderição em Lumion

Curso Autodesk Revit 5.1 - Clique aqui para saber mais!!!

Muito Obrigado!